A APLICAÇÃO MY REMOTE
MyRemote é o ponto de acesso único a um menu de escolha múltipla. É também através de My Remote que podemos alterar os parâmetros da conta EU LOGIN: por exemplo, criar nova palavra-passe, juntar um novo número de telefone, etc.
É possível continuar a aceder separadamente a aplicações como My IntraComm https://myintracomm.ec.europa.eu/ e RCAM em linha https://webgate.ec.europa.eu/RCAM/. O «time out» do RCAM em linha é relativamente curto, mas a conexão a EU LOGIN via My Remote só se interrompe quando o utilizador fecha o navegador.
Sysper Post Activity
Via My Remote, podemos aceder à aplicação Sysper Post Activity, que dá acesso aos módulos Folhas de pensão, Declaração de vida, Declarações fiscais, Declarações familiares e Dados pessoais, disponíveis para os pensionistas da Comissão e do Conselho. Para os antigos funcionários das restantes Instituições, apenas estão disponíveis as Folhas de pensão: as opções Declaração de vida, Declarações fiscais, Declarações familiares e Dados pessoais não constam da aplicação SYSPER Post Activity, sendo tratadas a nível das respectivas Instituições.
É possível declarar via Sysper Post Activity alterações aos dados pessoais, como a morada, o número de telefone ou os dados da pessoa de contacto. Também é possível consultar a composição do agregado familiar e informar o PMO de quaisquer alterações com impacto nos direitos pecuniários, como o casamento, um nascimento, uma adopção, uma alteração na situação de escolaridade, bem como prestações familiares e outros subsídios, preenchendo para o efeito uma declaração.
Os 5 módulos disponíveis
Folhas de pensão
Desde 2017, é possível consultar e imprimir as folhas de pensão via Sysper Post Activity.
Mensalmente, é enviada para o endereço email de todos os pensionistas uma notificação, proveniente da caixa funcional EU-CORPORATE-NOTIFICATION-SYSTEM@ec.europa.eu, anunciando que a folha de pensão se encontra disponível.
Para quem as recebe em papel e por correio, as folhas de pensão passarão a ser enviadas apenas quando há alteração dos dados.
Declaração de vida
(excepto PE, TJUE e CESE)
Quando é necessário apresentar uma nova Declaração de Vida, o pensionista recebe uma notificação por email e, ao consultar o menu Sysper Post Activity, encontra o módulo «Declaração de Vida».
Entrou recentemente em vigor um sistema de “indicadores RCAM”: algumas prestações introduzidas no RCAM serão consideradas como prova de vida, deixando de ser necessário um outro comprovativo. Inicialmente, estes indicadores serão os pedidos de autorização prévia e no final de 2024 sê-lo-ão todos os pedidos de reembolso RCAM.
Declarações fiscais
(excepto PE, TJUE e CESE)
Também disponível desde 2017, este módulo permite imprimir uma versão da declaração fiscal idêntica à recebida em papel. Permite também gerar outras declarações fiscais, na língua da sua escolha, com ou sem indicação de montantes.
Declarações familiares
(excepto PE, TJUE e CESE)
Utilizando este módulo, tem agora a possibilidade de declarar um nascimento ou adopção, casamento, divórcio e também a actividade do cônjuge.
Alterar a conta bancária
O novo portal FiLIP (Legal and Financial Information Portal), acessível via My Remote, permite alterar de forma rápida e simples, mediante autenticação EU Login, o número de conta bancária registada nos seus dados pessoais para efeito de pagamentos pelo PMO/RCAM.

Os Guias que se seguem, publicados pela Comissão, podem ajudar no processo de mudança de conta bancária:
NOTA: Em alternativa, pode enviar ao PMO (escrevendo para Commission européenne, PMO.2 Pensions, MERO, B-1049 Bruxelles) o seu pedido de alteração dos dados bancários, preenchendo para o efeito a ficha "Signalétique financier".