EU LOGIN

O serviço de autenticação EU LOGIN

Para aceder a My IntraComm, STAFF Contact ou RCAM em linha, é necessário dispor de uma conta EU LOGIN. Trata-se de um passo obrigatório que permite a utilizadores autorizados, entre os quais os pensionistas das Instituições Europeias, aceder a alguns sistemas de informação geridos pela Comissão, como STAFF Contact, My IntraComm ou RCAM em linha, bastando para tal introduzir um endereço electrónico e uma palavra-passe.

Como criar a conta EU LOGIN

É necessário ter um telefone portátil (basta ter um GSM para receber SMS, não sendo obrigatório um smartphone), um PC ou tablet e um endereço de correio eletrónico para a recepção de emails. As instruções para a criação de uma conta são dadas, passo a passo, no guia de acesso EU LOGIN (ver GUIA EU LOGIN (EN) ou GUIA EU LOGIN (FR)).

ATENÇÃO!

  • O processo de criação da conta EU LOGIN deve ser levado até ao fim, sendo necessário prosseguir e finalizar igualmente o pedido de criação de uma conta RCAM em linha, ainda que não tenha a intenção de a utilizar depois.

  • Pode haver um intervalo de 48 horas entre a última etapa da ativação da conta RCAM em linha e a abertura do acesso a My IntraComm.

  • Não devemos comunicar a ninguém a palavra-passe EU LOGIN – nem mesmo a administradores do sistema ou membros do HelpDesk.

Depois de activada a conta EU LOGIN

O ponto de acesso único My Remote (https://myremote.ec.europa.eu/) permite agora chegar, com uma única autenticação, a um menu de escolha múltipla. É também através de My Remote que acedemos a STAFF Contact ou que podemos alterar os parâmetros da conta EU LOGIN (por exemplo, criar nova palavra-passe, juntar um novo número de telefone portátil, etc.).


Continuamos a poder aceder separadamente a aplicações como My IntraComm (https://myintracomm.ec.europa.eu/) ou RCAM em linha (https://webgate.ec.europa.eu/RCAM/). Deste modo, é possível entrar, por exemplo a partir do RCAM em linha, nas aplicações My IntraComm ou STAFF Contact. Mas atenção ao «time out» do RCAM em linha, que é relativamente curto. A conexão a EU LOGIN via My Remote só se interrompe quando o utilizador fecha o navegador.

Em caso de dificuldade

Contactar o PMO:

- por email: PMO-EU-LOGIN@ec.europa.eu (Bruxelas e Luxemburgo)

- por telefone:

+32 2 29 76 888 das 9h30 às 12h30 (Bruxelas e Luxemburgo)

+39 0332 78 30 30 das 9h30 às 12h30 (Ispra)

A APLICAÇÃO MÓVEL EU LOGIN

EU Login.jpeg

Google Play

EU Login.jpeg

App Store

A app EU LOGIN para dispositivos móveis (IOS ou Android) oferece métodos de autenticação alternativos ao código recebido por SMS no telefone portátil. Permite a autenticação com um único dispositivo móvel introduzindo um código PIN pessoal e/ou utilizando «Touch ID» (reconhecimento de impressão digital) em vez de receber um SMS.


Trata-se de uma solução para os problemas encontrados por algumas pessoas devido à má qualidade da cobertura da rede ou ao facto de alguns operadores não encaminharem os SMS. É também muito mais rápida que os SMS, principalmente quando se trabalha com um só dispositivo móvel.

logo_aiace_amarelobranco.png

A Associação de Antigos Funcionários da União Europeia em Portugal é uma das 15 secções que integram a AIACE Internacional.

Largo Jean Monnet nº 1, 3º

(à rua do Salitre)

P-1269-068 Lisboa

(+351) 21 350 98 34

© Copyright 2019 AIACE Portugal

Todos os direitos reservados