FAQ

O SEU ACESSO AO EU LOGIN ESTÁ BLOQUEADO?


Se se esqueceu da sua palavra-passe EU Login, clique em «Nova palavra-passe» no menu. No entanto, se a sua conta estiver bloqueada não é possível reinicializar a palavra-passe. Isto acontece se tiver introduzido um número elevado de palavras-passe erradas umas após as outras. Nesse caso, deve contactar EC-CENTRAL-HELPDESK@ec.europa.eu ou aguardar o desbloqueamento automático da conta ao fim de 15 minutos.




A SUA PALAVRA-PASSE DEIXOU DE FUNCIONAR?


Se o seu acesso ao EU Login deixou de funcionar, pode comunicar o problema enviando um email para EC-CENTRAL-HELPDESK@ec.europa.eu. Forneça todos os dados úteis: a sua identidade de utilizador (User ID), a aplicação a que deseja ter acesso, o problema encontrado e, se possível, uma imagem de ecrã que mostre o seu navegador Web e o URL. Ser-lhe-á atribuído um número de seguimento (ticket).




PERDEU O ACESSO APÓS A MUDANÇA DA PALAVRA-PASSE?


Pode acontecer que, após mudança da palavra-passe, deixe de ter acesso e a nova palavra-passe não seja reconhecida. Este problema pode estar ligado à memória-cache do computador, que vai "repescar" automaticamente a palavra-passe antiga quando o utilizador a gravou no seu computador.

Solução:

- Tente o acesso num computador diferente, o que permitirá encontrar uma memória “virgem”, ou

- Tente o acesso utilizando um navegador diferente, p. ex. Google Chrome em vez de Internet Explorer, ou

- Limpe a memória-cache do computador no histórico do navegador Web. (Atenção: ao fazê-lo perdem-se todas as palavras-passe que tenha criado para outros sítios Web).

- Em seguida, feche o navegador e desligue o computador. Se o tiver feito corretamente, ao tentar nova ligação EU Login terá de digitar o seu endereço email. Se este endereço aparecer automaticamente, quer dizer que não apagou todos os dados guardados em memória, dados esses que podem não estar atualizados e ser a razão do seu problema de conexão.




ENCONTRA OUTROS PROBLEMAS NO MOMENTO DA AUTENTICAÇÃO?


Se não conseguir entrar no EU Login, experimente novamente depois de ter seguido os seguintes passos e gravado uma imagem de ecrã, que poderá ser útil se tiver de contactar o HelpDesk.

- Verifique se utilizou o URL correto.

- Verifique se o método de autenticação que quer utilizar, por exemplo «telefone + sms» é aquele que escolheu no menu.

- Utilize como login o seu endereço email e não o seu nome de utilizador, como fazia no ECAS.

- Verifique se está a utilizar o endereço email correcto, que está associado à sua conta EU Login. Se houve mudança de endereço email entre o momento da criação da sua conta ECAS e a sua primeira tentativa de ligação ao EU Login, contacte o HelpDesk da sua seção AIACE nacional. É de notar que, se o seu operador alterou o seu endereço email e mesmo que continue a receber o seu correio graças ao reencaminhamento do seu correio eletrónico do antigo endereço para o novo, a conta EU Login só reconhece o seu endereço que foi utilizado inicialmente para a criação da conta.

- Número de telefone portátil: é imperativo que coloque o indicativo do país precedido do sinal «+» e sem espaço. Em seguida, não importa se colocar espaços entre os dígitos, o sistema corrige esses espaços, retirando-os.

- Para avançar, clique em SEGUINTE e não em «criar nova conta».

- Se não receber a mensagem por SMS, verifique se o seu smartphone indica um nível de receção suficiente, se não está em «Modo de Voo» ou «Do not disturb». Desligue-o durante alguns instantes e tente novamente no dia seguinte.




PRECISA DE CORRIGIR OS SEUS DADOS (DESPESAS MÉDICAS, AUTORIZAÇÕES PRÉVIAS, ETC.)?


Dirija-se ao serviço STAFF Contact através da ligação https://ec.europaeu/pmo/contact/en e escolha o domínio e a subcategoria que se aplicam no seu caso. Veja as perguntas e respostas que ali são propostas ou envie a sua pergunta através do formulário disponível, indicando todos os dados necessários. Ao utilizar a sua conta EU Login, pode acompanhar a sua correspondência com o PMO e o estado em que se encontra o seu pedido.




TEM DÚVIDAS SOBRE RCAM EM LINHA, EU LOGIN OU STAFF CONTACT?


Existem muitos documentos de apoio no Yammer after EC, a plataforma de discussão e debate reservada aos pensionistas das Instituições Europeias. Aí encontra grupos de apoio dedicados a algumas questões específicas.

Nota: Para poder utilizar o Yammer after EC, deve primeiro registar-se em www.yammer.com/afterec com o seu endereço de email privado. Será depois contactado por um administrador.




COMO ACEDER A STAFF CONTACT?


1. No menu My Remote, escolher My IntraComm → Portail pensionnés. Clicar depois em ‘Personnel’.
2. Abre-se então um índice temático, no qual pode escolher o tema da pergunta que quer fazer. É também possível introduzir palavras-chave na ferramenta de pesquisa, que encaminha para a página correspondente.
3. Se não encontrar a resposta à sua pergunta, clicar no botão ‘Contactez-nous’.
4. Tem assim acesso a um formulário que deve preencher e enviar. O seu pedido será processado pelo serviço responsável. Recebe depois uma notificação informando do seguimento que lhe é dado.
Para quem não utilize EU Login, continuam disponíveis outros canais para contactar este serviço. Assim, o PMO.4 coloca à disposição dos pensionistas, desde 1 de Outubro de 2018, um novo número de telefone único (+ 32 2 297 88 00) acessível de segunda a sexta-feira das 9h30 às 12h30. Este serviço "Contact Pensions" responde às perguntas dos pensionistas sobre as pensões e está também à disposição dos viúvos/viúvas e órfãos. Existe ainda a opção de contactar o PMO por carta, escrevendo para PMO.4-Pensions, MERO 07/011, B-1049 Bruxelles.




QUE FAZER EM CASO DE PROBLEMA TÉCNICO?


Os Helpdesks das várias seções do AIACE podem muitas vezes ajudar a resolver o seu problema (encontra a lista em http://www.aiace-europa.eu/helpdesks). Pode também enviar uma pergunta dirigindo-a ao serviço STAFF Contact e selecionando RCAM em linha (Apoio Técnico).




COMO ALTERAR O NÚMERO DE TELEFONE ASSOCIADO AO EU LOGIN?


Estes são os passos necessário para registar o novo número de telefone, indispensável para a identificação com código no telemóvel sempre que queira aceder a RCAM em linha e a outras aplicações. 1. Entre na seguinte ligação: https://webgate.ec.europa.eu/cas 2. Identifique-se com o endereço email. No espaço seguinte, escolha como forma de identificação “Password”. 3. Introduza a última palavra-passe que foi utilizada. 4. Se já passou muito tempo, esta não está válida e o sistema convida a criar uma nova palavra-passe. Depois de introduzida, chega ao passo seguinte. 5. A partir deste ponto, siga as instruções que se encontram na página 8 e seguintes do GUIA EU LOGIN (disponível em francês e inglês na página EU LOGIN).




QUE FAZER EM CASO DE MORTE DE UM PENSIONISTA?


Informar o PMO o mais rapidamente possível por um dos seguintes meios: Telefone: + 32 2 295 20 17 Fax: + 32 2 296 53 73
Email: PMO-SURVIE@ec.europa.eu Consultar as INFORMAÇÕES ÚTEIS que constam da página CONTACTOS.





Perguntas frequentes

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