QUEM SOMOS

 

A AIACE-PT é uma associação sem fins lucrativos e uma das quinze associações nacionais que integram a AIACE Internacional, com sede em Bruxelas. A AIACE-PT tem sede em Lisboa (Edifício Jean Monnet) e, embora subordinada aos Estatutos  da AIACE Internacional, rege-se pela Lei portuguesa.

No âmbito das suas competências, incumbe-lhe desenvolver acções de promoção da integração europeia e de sensibilização da opinião pública para os ideais europeus, colaborando para o efeito com outras associações e organizações nacionais e/ou internacionais que prosseguem objectivos similares.

A AIACE-PT procura manter e desenvolver relações de amizade e boa colaboração tanto com os antigos funcionários, como com os funcionários e outros agentes em actividade. Além disso, compete-lhe representar e zelar pelos interesses de natureza administrativa e social dos antigos funcionários, quer junto das instâncias comunitárias, quer junto das autoridades nacionais.

É também de salientar a acção desenvolvida não só no apoio aos associados em matérias relacionadas com a saúde e a dependência, mas também na organização de diversas actividades culturais e de lazer.

Os nossos associados

Os gráficos que se seguem mostram a distribuição dos associados da AIACE-PT em função da região de residência e da Instituição de origem.

(Situação em Março de 2022)

Corpos Sociais

Os Corpos Sociais da AIACE-PT são: 

  • A Assembleia-Geral, que reúne, nos termos da Lei, uma vez por ano em reunião ordinária e, em reuniões extraordinárias, sempre que convocada pelo Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, por sua iniciativa, a pedido de um outro órgão social ou de um grupo de associados legalmente aceite

  • A Direcção, que até Março de 2020 reunia às quartas-feiras de manhã na sede das representações da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu em Lisboa, edifício Jean Monnet. Actualmente estas reuniões encontram-se suspensas por impossibilidade de acesso às instalações e serão retomadas logo que possível. 

  • O Conselho Fiscal, que reúne sempre que adequado, na presença do Tesoureiro, a fim de proceder a uma análise específica das contas

Membros eleitos na Assembleia-Geral de 26 de Janeiro de 2022

Direcção

Presidente 

Odete Machado

Tesoureira 

Fátima Garcia

Secretária 

Ana Anselmo

Vogais 

Teresa Luz

Paulo Branco

Mesa da Assembleia

Presidente

José Nunes de Carvalho

Secretárias 

Maria José Rodrigues 

Bela Matias

Conselho Fiscal

Presidente 

Francisco de Lacerda Ferreira

Secretários

Luís Godinho

Vítor Madeira dos Santos

Repartição das tarefas

Organização e Coordenação Geral   

Membros efectivos ao CA

da AIACE Internacional 

Membros suplentes ao CA

da AIACE Internacional 

Tesouraria e Contabilidade 

Odete Machado

Odete Machado
Teresa Luz

Fátima Garcia

Ana Anselmo

Fátima Garcia 

Seguros e Comunicação

Secretariado

Paulo Branco 

Odete Machado

Ana Anselmo

Helpdesk

Paulo Branco (panb2001@gmail.com)

Teresa Luz      (teresaluz@gmail.com)

Relações com PMO, RCAM, Grupo Técnico

Outros colaboradores :

Filipa Esperança

António Manuel Costa

Voluntários no âmbito das acções sociais

Membros do

Secretariado 

Ana Gomes

Fátima Garcia

Francisco Ferreira

Odete Machado

Paulo Branco 

Teresa Luz 

Grande Lisboa 

Ana Reis

José Nunes de Carvalho 

Maria Alberta Ribeiro

Maria Luísa Andrade 

Norma Sousa

Teresa Rodrigues 

Norte e Centro

Manuel Monteiro

Manuela Abreu 

Maria Augusta Santos

Maria José Rodrigues 

Rui Teixeira Neves 

Algarve 

Bela Matias

Birgit Nickel

Graça Reis Pinto

Voluntarios.jpeg

De dois em dois anos, as Instituições Europeias realizam um inquérito junto dos seus pensionistas com o objetivo de melhorar a ajuda que os serviços sociais podem fornecer aos antigos funcionários que se encontram em situação difícil do ponto de vista físico, psicológico ou financeiro. Nesse contexto, as equipas de assistentes sociais trabalham em estreita colaboração com as secções nacionais da AIACE e os seus voluntários no âmbito das acções sociais.

A pedido da AIACE-PT, a DG HR organizou até hoje duas acções de formação/reciclagem destinadas a colegas que manifestaram interesse e disponibilidade para participar no trabalho de voluntariado. Estas acções tiveram lugar em Novembro de 2016 e Março de 2020.

Embaixadores junto do PMO-RCAM-DG HR

Para a resolução de situações mais complexas de natureza administrativa, os associados podem recorrer a um dos embaixadores da AIACE-PT.

Dispondo de canais privilegiados com o PMO, estes procurarão ajudá-los, exercendo o papel de intermediários entre os pensionistas e a Administração.

Atendendo à reconhecida utilidade das funções desempenhadas por estes elementos de ligação, prevê-se para o segundo trimestre de 2022 a organização de um novo seminário para a formação de embaixadores. Actualmente, a AIACE-PT é representada por: 

Image by Van Tay Media

Odete Machado

motmachado@gmail.com

Teresa Luz

teresaluz@gmail.com

Paulo Branco

panb2001@gmail.com

 

Para além das actividades desenvolvidas a nível nacional, os membros da Direcção da AIACE-PT participam em Conselhos de Administração (CA), reuniões do Grupo Técnico “Pensions et Caisse Maladie”, Grupos de Trabalho, Seminários de Comunicação, etc. Prestam também apoio ao PMO na negociação de acordos com unidades hospitalares.

​Além disso, a AIACE-PT é o interlocutor privilegiado da Administração (PMO, DG HR da Comissão e assistentes sociais das diferentes Instituições) em matérias que respeitem a antigos funcionários estabelecidos em Portugal.

Tarefas no âmbito da AIACE Internacional

Junte-se a nós

Aderindo à AIACE-PT, passará a contar com uma rede de apoio formada por ex-colegas que, a título inteiramente voluntário, se encontram à sua disposição para esclarecer dúvidas ou ajudar a resolver eventuais problemas nos contactos com a Administração, em matéria de saúde ou no domínio social.