SYSPER PENSIONS

A aplicação Sysper Pensions

Desde Março de 2018, a aplicação Sysper Pensions está à disposição dos pensionistas que têm uma conta EU Login externa, via My Remote (https://myremote.ec.europa.eu/). Actualmente, estão disponíveis os módulos «Boletins de pensão», «Prova de vida» e «Declarações fiscais».

  • Para os pensionistas do Parlamento Europeu, do Tribunal de Justiça da UE e do Comité Económico e Social Europeu, as opções "Prova de vida" e "Declarações fiscais" não constam da aplicação SYSPER Pensions, sendo tratadas a nível das respectivas Instituições.

Desde 25 de Novembro de 2019, é possível declarar via Sysper Pensions alterações aos dados pessoais, como a morada, o número de telefone ou os dados da pessoa de contacto. Também é possível consultar a composição do agregado familiar e informar o PMO de quaisquer alterações com impacto nos direitos pecuniários, como o casamento, um nascimento, uma adopção, uma alteração na situação de escolaridade, bem como prestações familiares e outros subsídios, preenchendo para o efeito uma declaração no Sysper Pensions.


Em Dezembro de 2019, o módulo Prova de Vida passou a propor ligações para os módulos correspondentes do Sysper Pensions nos quais é possível alterar os dados pessoais. 

 

Desde 3 de Fevereiro de 2020, estão disponíveis duas novas declarações: “Activité professionnelle / revenu de mon conjoint / partenaire reconnu(e)” e “Divorce”.

Nota: No final de Abril de 2020, o nome da aplicação Sysper Pensions foi alterado para Sysper Post Activity.

Os seus dados pessoais

Deve verificar no Sysper Pensions se os seus dados pessoais (morada, número de telefone e dados da pessoa de contacto) estão correctos. Até agora, estes dados encontravam-se em 3 aplicações diferentes e o processo de migração para Sysper foi um exercício complexo, sendo possível que alguns deles não estejam exactos.

 

Por exemplo, os dados das pessoas de contacto existiam apenas em versão papel e não foi possível importá-los para o Sysper. Assim, no caso dos pensionistas registados no Sysper quando estavam em actividade, os dados da pessoa de contacto são os que tinha indicado nesse momento. Podem ser agora alterados, tal como a morada e o número de telefone. 

 

Depois de entrar no Sysper Pensions, escolha no "MENU" a rubrica "Données personnelles" e verifique se as informações estão correctas. Se encontrar algum erro, pode corrigi-lo. Para alterações do nome ou da nacionalidade, é necessário contactar o PMO por correio electrónico: PMO-PENSIONS@ec.europa.eu

 

Os três módulos disponíveis

Boletins de pensão

Desde 2017, é possível consultar e imprimir os boletins de pensão através do Sysper Pensions.
É enviada mensalmente para o endereço email de todos os pensionistas uma notificação, proveniente da caixa funcional EU-CORPORATE-NOTIFICATION-SYSTEM@ec.europa.eu, anunciando que o boletim de pensão se encontra disponível.

Prova de vida
(excepto PE, TJUE e CESE)

Quando é necessário apresentar uma nova prova de vida, o pensionista recebe uma notificação por email e, ao consultar o menu SYSPER Pensions, nele encontra o módulo «Prova de vida».  Foi recentemente lançada uma nova versão deste módulo, explicada aqui em mais pormenor.

ATENÇÃO: enviar uma única versão da prova de vida: ou em papel ou em formato electrónico.

Declarações fiscais

(excepto PE, TJUE e CESE)

Também disponível desde 2017, este módulo permite imprimir uma versão da declaração fiscal idêntica à recebida em papel.

Além disso, permite gerar outras declarações fiscais, na língua da sua escolha, com ou sem indicação de montantes.

Assim que a declaração está disponível, é recebida uma notificação por email.

Informação sobre a Prova de Vida

Em 25/03/2020, Anna Silvano, Chefe de Unidade do PMO4, comunicou a todos os pensionistas que, em consequência das medidas de confinamento ligadas à pandemia de COVID-19, está temporariamente suspenso o envio da prova de vida.


Importa esclarecer que a pensão não deixará de ser paga pelo facto de não ser respeitado o prazo para a entrega deste documento.

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