SYSPER POST ACTIVITY

A aplicação Sysper Post Activity

Sysper Post Activity é desde Abril de 2020 a nova designação da aplicação Sysper Pensions, que passara a estar disponível para os pensionistas em Março de 2018. Para a poder utilizar, é necessário dispor de uma conta EU Login e aceder via My Remote

 

Actualmente, esta aplicação dá acesso aos módulos Folhas de pensão, Prova de vida, Declarações fiscais, Declarações familiares e Dados pessoais. No entanto, para os pensionistas do Parlamento Europeu, do Tribunal de Justiça da UE e do Comité Económico e Social Europeu, as opções Prova de vidaDeclarações fiscais, Declarações familiares e Dados pessoais não constam da aplicação SYSPER Post Activity, sendo tratadas a nível das respectivas Instituições.

É possível declarar via Sysper Post Activity alterações aos dados pessoais, como a morada, o número de telefone ou os dados da pessoa de contacto. Também é possível consultar a composição do agregado familiar e informar o PMO de quaisquer alterações com impacto nos direitos pecuniários, como o casamento, um nascimento, uma adopção, uma alteração na situação de escolaridade, bem como prestações familiares e outros subsídios, preenchendo para o efeito uma declaração.

 

Os 5 módulos disponíveis

Folhas de pensão

Desde 2017, é possível consultar e imprimir as folhas de pensão via Sysper Post Activity.
 

Mensalmente, é enviada para o endereço email de todos os pensionistas uma notificação, proveniente da caixa funcional EU-CORPORATE-NOTIFICATION-SYSTEM@ec.europa.eu, anunciando que a folha de pensão se encontra disponível.

Declaração de vida
(excepto PE, TJUE e CESE)

Quando é necessário apresentar uma nova Declaração de Vida, o pensionista recebe uma notificação por email e, ao consultar o menu Sysper Post Activity, nele encontra o módulo «Declaração de Vida», que tem agora uma nova versão.

ATENÇÃO: enviar uma única cópia da Declaração de vida: em formato electrónico ou por correio (ver versão PDF).

Declarações fiscais

(excepto PE, TJUE e CESE)

Também disponível desde 2017, este módulo permite imprimir uma versão da declaração fiscal idêntica à recebida em papel. Permite também gerar outras declarações fiscais, na língua da sua escolha, com ou sem indicação de montantes.

Declarações familiares
(excepto PE, TJUE e CESE)

Utilizando este módulo, tem agora a possibilidade de declarar um nascimento ou adopção, casamento, divórcio e também a actividade do cônjuge.

Dados pessoais
(excepto PE, TJUE e CESE)

Neste módulo, pode verificar a sua identidade, consultar / alterar a sua morada e números de telefone, bem como os dados da sua pessoa de contacto.

Nota sobre o envio da folha de pensão

 

De acordo com informações recebidas do PMO/4, as oficinas do Serviço de Publicações encontram-se encerradas até nova ordem devido às actuais restrições impostas ao acesso do pessoal.

 

Este encerramento está a afectar o envio das folhas de pensão. Lembramos, no entanto, que as mesmas podem ser consultadas em linha acedendo à aplicação Sysper Post Activity após autenticação EU Login.

Mudar de conta bancária

 

Em Fevereiro de 2022 a aplicação My Remote passou a incluir o novo portal FiLIP (Legal and Financial Information Portal). Mediante autenticação EU Login, pode aqui alterar de forma rápida e simples o número de conta bancária registada nos seus dados pessoais.

A Comissão publicou instruções em francês e inglês para ajudar no processo de alteração da conta bancária:

 

Verificação dos seus dados pessoais

Deve verificar em Sysper Post Activity se estão correctos os seus dados pessoais (morada, número de telefone e dados da pessoa de contacto). Até agora, estes dados encontravam-se em 3 aplicações diferentes e o processo de migração para Sysper foi um exercício complexo, sendo possível que alguns deles não estejam exactos.

 

Por exemplo, os dados das pessoas de contacto existiam apenas em versão papel e não foi possível importá-los para o Sysper. Assim, no caso dos pensionistas registados no Sysper quando estavam em actividade, os dados da pessoa de contacto são os que tinha indicado nesse momento. Podem ser agora alterados, tal como a morada e o número de telefone. 

 

Depois de entrar na aplicação Sysper Post Activity, escolha no "MENU" a rubrica "Données personnelles" e verifique se as informações estão correctas. Se encontrar algum erro, pode corrigi-lo. No entanto, no que respeita a alterações do nome ou da nacionalidade, é necessário contactar o PMO por correio electrónico: PMO-PENSIONS@ec.europa.eu